quarta-feira, 28 de julho de 2010

Segredos do sucesso no ministério

Esses dias eu estava numa reunião de pastores e durante o momento de oração ouvi um pastor orar com muita propriedade: "Deus, dá-nos sucesso em nosso ministério! Que sejamos bem sucedidos em tudo que fizermos". Na mesma hora meu coração se revolveu, e senti algo como se o Espírito Santo quisesse me falar algo. Então pensei: Que tipo de sucesso este pastor está pedindo para o seu ministério? O que exatamente ele queria dizer com a palavra sucesso?

Não sei exatamente quais as intenções do coração deste amado colega, e realmente espero que sejam as melhores intenções, mas fui levado a pensar que a definição de sucesso no ministério está muito corrompida no coração de muitas pessoas. Muitos estão equivocados, pensando que o sucesso é algo que realmente não é.

O que não é prova de sucesso ministerial:
  • Número de pessoas em nossas igrejas
  • Quantidade de eventos que realizamos
  • Tamanho de nossas estruturas
  • A quantidade de convites que recebemos para ministrar em outros lugares
  • Os meios de comunicação onde estamos presentes
  • As autoridades que conhecemos e que nos conhecem.
  • etc, etc, etc...
Quero ousar a dizer que nem mesmo o número de pessoas que vêm à frente respondendo ao nosso apelo pode ser usado para medir nosso sucesso. Pensando na vida do apóstolo Paulo, vejo que o auge do seu ministério foi quando ele estava preso, quando oi perseguido, espancado, quando naufragou...

Não quero dizer que é preciso ser preso, espancado para ter sucesso, mas gostaria que você percebesse que o sucesso que muitas vezes almejamos, pode não ser sucesso aos olhos de Deus. Muitos cristãos de hoje olhariam Paulo naquela situação e pensariam: "Senhor, quem pecou? Ele ou seus pais?" "O que esse homem fez contra Ti para sofrer tanto?" outros pensariam: "Com certeza tem pecados ocultos na vida dele".

A nossa referência de sucesso tem sido: o pastor da grande igreja, o irmão com um carro lindo do ano, aquele que aparentemente alcança tudo que sonha. Acho que se Jesus vivesse nos nossos dias, nuitos de nós olharíamos para ele na cruz e diríamos: "É... ele tá pagando os pecados" "Que pena, ele tinha potencial, mas acabou assim... não teve visão." ou ainda "Se ele tivesse estudado mais... se ele tivesse feito o seminário que eu fiz, seria bem sucedido." "Se ele tivesse orado mais, não terminaria a vida assim!"

Irmãos, acredito que o nosso sucesso ministerial só tem uma medida: O QUANTO ESTAMOS FAZENDO A VONTADE DE DEUS. Só seremos bem sucedidos se estivermos no centro da vintade de Deus. Se estivermos fazendo o que Ele tem planejado para nós.

Posso imaginar Deus olhando para Paulo na prisão e vendo um homem bem sucedido. Olhando para Jesus na cruz e vendo um grande sucesso! Vendo você e eu bem sucedidos pelo simples fato de estarmos fazendo a Sua vontade! Você está no centro da vontade de Deus?

Mesmo não tendo tudo que eu gostaria, e não vendo muitas coisas estarem como eu gostaria, me sinto hoje bem sucedido, porque estou convicto que estou no centro da vontade do Senhor. Busque esta convicção para sua vida e você verá que o sucesso na sua vida será algo muito natural.

Deus abençoe você!

Um comentário: