sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Respeito - Palavra esquecida

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27

Concordo que alguns possam dizer que a palavra Pudor, que eu disse estar esquecida, é uma palavra difícil e pouco usada nos nossos dias, apesar de ter um significado  profundo.
No entanto, esta palavra que vou dizer agora não tem desculpa. Muitos conhecem e ouvem esta palavra constantemente, mas infelizmente ela não tem si do muito praticada. A segunda palavra da minha lista de esquecidas é a palavra RESPEITO.
Jesus, ao resumir toda a lei em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos, esperava de nós no mínimo respeito uns pelos outros. No mínimo. Porém, o que vemos é bem o contrário disso.
O princípio do respeito é a noção de que somos todos iguais e temos os mesmos sentimentos, sonhos, e também falhas. Se entendemos que somos iguais, começamos a compreender o outro e respeitá-lo.
Quando vejo alguém desrespeitando outro, na hora me vem a impressão de que esta pessoa está se julgando superior. Quando um filho grita com o pai, está colocando o pai abaixo de si próprio, está se considerando superior. Quando um marido agride a esposa verbalmente ou fisicamente, está se colocando acima dela.

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." Filipenses 2:3

Se praticamos a Palavra, não vamos nos considerar superiores aos outros. Automaticamente agimos com respeito.
Nas escolas, o desrespeito entre alunos e professores chegou a um limite vergonhoso. Aqueles que até poucos anos eram considerados mestres respeitados, hoje são vistos pelos alunos como inimigos que precisam ser eliminados, ou semplesmente como pessoas que devem ser desprezadas ou ignoradas.

Nas relações diárias, no trabalho, na escola, na própria igreja, o respeito precisa ser ressuscitado. Onde há falta de respeito, há falta de humildade, falta de amor. Se amar o próximo parece ser difícil demais, as pessoas deveriam começar pelo menos respeitando o próximo. O respeito também é uma atitude de amor.

Quem desrespeita o próximo desrespeita a Deus e precisa conhecer a Deus verdadeiramente.


Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20

Um abraço pra você.

Fabricio Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário