segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Palavras esquecidas - Parte 1

Ontem eu estava conversando com a Michelle, minha esposa (a propósito, hoje 10/janeiro/2011, estamos completando 7 anos de casados) sobre alguns absurdos que temos visto, e pensei em uma série de mensagens que está surgindo em minha mente. Quero compartilhar com vocês um pouco sobre as PALAVRAS ESQUECIDAS.

Há algumas palavras que os homens têm se esquecido em nossa geração, mas Deus não esquece, e espera de nós uma atitude com relação a estas palavras.

1 - Pudor
Acho que se falarmos para uma moça de hoje: "Quero ver se você tem pudor", a provável resposta seria: "Seu tarado! Não vou mostrar nada para você!"
Esta palavra tem sido esquecida ao longo dos anos. Quanto menor o cumprimento das saias, dos vestidos e dos shorts, menor o pudor.

Reuni algumas definições de pudor:

"Descrição e retidão que levam alguém a evitar tudo o que não é honesto, decente e respeitoso. O pudor está ligado a carga de afeto que impede o surgimento do erotismo. O pudor é um tipo de inibição e vergonha que tenta encobrir o temor da angústia. "


"A palavra pudor (no grego aidos) subentende vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal maneira que atraia atenção para o seu corpo e ultrapasse os limites da devida moderação. A fonte originária da modéstia acha-se no coração da pessoa, no seu âmago. Noutras palavras, modéstia é a manifestação externa de uma pureza interna."


"Sentimento de pejo ou vergonha, produzido por atos ou coisas que firam a decência, a honestidade ou a modéstia."

Tenho ficado entristecido em ver como nós cristãos temos nos adaptado à conduta do mundo e, como se fosse a coisa mais normal, estamos ficando iguais ao mundo. Que diferença há entre uma mulher que não conhece a Jesus e uma cristã, se a crente se veste com saias e shorts curtos, ou com roupas transparentes, sem nenhuma vergonha? Que espírito habita dentro de uma pessoa que perdeu a noção de santidade e começa a se vestir sensualmente por aí? Não consigo imaginar o Espírito Santo de Deus feliz habitando em um corpo que desfila por aí seminu.
Minha esposa e eu estamos tão revoltados com isso, que daqui a pouco vamos começar a abordar as moças na porta das igrejas e perguntar: "Como você tem coragem de vir vestida assim para a igreja?". Este processo que estamos vendo acontecer, não só com as roupas das mulheres, mas com a mentira, a desonestidade, a trapaça e muitos outros pecados que os crentes estão cometendo sem vergonha alguma tem sua origem no endurecimento do coração, produzido pelo pecado.

"Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;" Hebreus 3:10-13

Tem muita gente por aí completamente enganada, enredada pelo engano do pecado, achando que está tudo bem, mas na verdade já perdeu o discernimento das coisas que desagradam a Deus. Estão com os olhos vendados, com a visão distorcida, porque seu coração já está endurecido.

"Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo." Efésios 4:17-20

Minha oração hoje é para que o Senhor abra os olhos das pessoas que ficaram com o coração endurecido, para que elas voltem para a vida de Deus e busquem novamente agradar a Deus em TUDO: com seu vestir, com seu pensar, com seu falar, com seu agir, com tudo.
Que o Espírito Santo possa produzir pudor, vergonha do pecado em nossas vidas, para que possamos agradar a Deus em TUDO.
 
Deus abençoe você e sua família.

Um comentário:

  1. Fabricio, concordo plenamente. Quantas palavras foram esquecidas pelo povo Deus. Amado pastor que o Senhor continue a te usar para proclamar o verdadeiro evangelho.
    Feliz 2011...Beijão na Mi e no Calebe. Saudades de voces.

    ResponderExcluir