quinta-feira, 6 de maio de 2010

Palavra aos pastores

Nesta terça-feira, na reunião semanal de pastores aqui na Getsêmani, ministrou o Pastor Cícero que é Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, e o Comandante responsável pelo policiamento da capital.

O pastor, um homem de muita autoridade no mundo natural, disse que estava ali para pedir a ajuda dos pastores para orarem mais pela cidade, mas foi tremendamente usado por Deus para mudar a mente dos cerca de 50 pastores que estavam naquela reunião. Eu fui tremendamente impactado com tudo que ele falou, e acredito que não conseguirei falar tudo, mas gostaria de compartilhar um pouco do que Deus falou comigo, e que mudou meu conceito de pastoreio e de vida cristã.

O princípio de autoridade é muito pouco praticado pelos cristãos e pelos pastores em geral. Quando um juiz expede um decreto, ninguém pode revogá-lo, a não ser alguém maior do que ele. Todos que estão debaixo de sua autoridade devem obedecer. Jesus disse aos discípulos: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra" e também "eis que vos dou poder". Nós temos autoridade para decretar coisas no mundo espiritual, e ficamos por aí choramingando e nos fazendo de vítimas deste mundo tenebroso. Nós não fomos colocados aqui no mundo para isso, mas para ser sal e luz. Quando chega a luz, é o fim do reinado das trevas.

Há cerca de 5 anos atrás cerca de 1400 pessoas morreram assassinadas em BH. O pastor Cícero foi enviado pela PM para comandar uma das áreas mais perigosas da cidade, uma favela onde todos os dias morriam pessoas. Ao ver o dia-a-dia da comunidade como policial, viu que não teria jeito de resolver o problema da violência naquele local apenas com policiamento. Então foi direcionado por Deus a reunir cerca de 50 pastores da comunidade e convocou os quase 4000 crentes de diversas denominações que moravam ali a começar a orar e jejuar pela comunidade. Os crentes começaram a decretar libertação, transformação, iam para as bocas de fumo orar e fechar aquele lugar no mundo espiritual.

O mesmo aconteceu em outras localidades perigosíssimas de BH e, neste ano que se passou, o número de homicídios foi 50% menor do que há 5 anos. No entanto, foram 700 pessoas assassinadas. Centenas de famílias destruídas. É possível fazer ainda mais. O Comandante compartilhou conosco 4 passos que pastores precisam dar para iniciar a transformação da nossa comunidade.

4 passos para a transformação das cidades:

1. Reúne o Exercito de DEUS
Pastores, estamos muito preocupados com eventos e atividades que encham nossas igrejas. Estamos fazendo muitos shows gospel e fazendo muito pouco o que realmente deveríamos estar fazendo. Precisamos convocar o povo de Deus para orar, clamar a Deus em favor das vidas que estão longe do Senhor.
Esdras, Neemias, Ester e outras autoridades na Bíblia convocaram o povo a orar e jejuar e Deus fez grandes obras através deles. Convoque sem medo o povo de Deus para o Jejum e a oração!
Precisamos como pastores equipar o Exército do Senhor para a Batalha, e nossas armas não são carnais, são espirituais, alcançadas através de disciplinas espirituais. Crente que não ora, não vence.
Ensine as ovelhas de sua igreja a orar pela cidade, orar pelas autoridades e não lançar maldições. Não podemos mais ficar sem fazer nada enquanto nossas ovelhas lançam maldição sobre os políticos, os policiais, os juízes, as autoridades em geral. Precisamos orar por eles, clamar a Deus em favor da vida deles. Nossas ovelhas precisam aprender conosco a fazer isso.

2. Leve sua cidade para o Santo dos Santos
Nós somos uma nação sacerdotal. Os sacerdotes representavam a nação diante de Deus. Eles não representavam apenas os cristãos ou os que fielmente vinham ao templo. Eles clamavam a Deus em favor da nação inteira.
Fui sacudido quando entendi que Deus nos chamou para sermos pastores da nossa cidade, não apenas dos crentes que frequentam nossos cultos. Temos ovelhas que vão à igreja toda semana, mas também temos ovelhas que estão fumando crack, se prostituindo, assaltando velhinhos, tentando suicídio.
Jesus andava pelas ruas e teve compaixão do povo, porque eram como ovelhas sem um pastor. Chorei quando imaginei que hoje Jesus continua olhando para nossa cidade e pensando o mesmo. Quantas pessoas perambulando sem pastor, enquanto os pastores estão gastando todo seu tempo com seu rebanho particular…
Quanto tempo eu vivi sem entender isso! Quanto tempo eu perdi, ao não olhar para fora da igreja e ver as ovelhas perdidas, precisando de mim!
Assim como o sangue de Abel clamava da terra, o Senhor continua ouvindo o clamor do sangue dos 700 que foram mortos em BH no ano passado. E sangue derramado contamina a terra, adoece a terra. Fui obrigado a concordar com o Coronel quando ele disse que a culpa dessas mortes não é da má distribuição de renda, não é da falta de policiamento, não é da deficiência na educação. A culpa dessas mortes é em grande parte nossa. Quantas pessoas estão morrendo em nossa cidade enquanto os sacerdotes estão preocupados com o próprio umbigo!
Precisamos mudar nossa mentalidade e nossa postura e começar a orar por nossa cidade, precisamos levar ao altar do Senhor os perdidos de nossa cidade, precisamos clamar por eles diante do Senhor, precisamos clamar por perdão dos pecados das nossas autoridades, dos pais e mães da nossa cidade, dos pedófilos, dos traficantes, precisamos clamar!
Tem cristãos dizendo que são a favor da pena de morte. Acho que eles esqueceram que Jesus é a ressurreição e a VIDA! Esqueceram que Ele veio para dar VIDA, para VIVIFICAR, e que somos agentes desse reio de VIDA e não de morte! Quantas vezes lemos uma notícia da morte de um bandido e pensamos: "Menos um, graças a Deus!"
Somos os sacerdotes, precisamos colocar essas vidas diante do Senhor todos os dias!

3. Proclame, decrete, use sua autoridade!
O Reino de Deus é tomado por violência, por força. Estamos trancafiados com medo, enquanto o inimigo faz a festa. Precisamos proclamar libertação aos cativos, anunciar o ano aceitável do Senhor!
A morte e a vida estão no poder da PALAVRA. Está na hora do povo de Deus sair às ruas e decretar o fechamento dos centros espíritas, proclamar a libertação dos prisioneiros de satanás…
Temos autoridade de Deus para expedir decretos no mundo espiritual. Tudo que ligarmos na terra será ligado no céu. O que isso significa? Tudo que decretarmos aqui na terra, estará sendo respaldado no céu. Tudo que liberarmos aqui na terra será liberado no céu!
Tem muita coisa ruim acontecendo aqui na terra porque estamos liberando, com nosso descaso e com a falta do uso da autoridade que nos foi outorgada por Deus!

4. Amparar o órfão e a viúva, socorrer o aflito, o necessitado.
Tem igrejas por aí pagando 30 mil Reais para um cantor gospel, e irmãos necessitados indo buscar a cesta básica dada pela comunidade espírita. De que adianta alguém vir e nos apresentar uma necessidade e nós simplesmente fizermos uma oração e dissermos: "Deus de abençoe"? A igreja primitiva impactou a sociedade porque tinham tudo em comum. Entre eles era nítido o amor que não existe no mundo, o altruísmo que o mundo não entende, o dar a vida pelo próximo que ninguém em sã consciência mundana faria.
Quantas vezes estamos ignorando o próprio Senhor Jesus, que esteve nu, teve fome, teve sede, esteve doente, e não o visitamos.
Chega da era dos super pastores, que arquitetam tão bem um sistema de obreiros, para não precisarem mais fazer o "trabalho sujo". Pastor tem cheiro de ovelha! Ora com elas, chora com elas, sofre com elas, dá a vida por elas… quantos pequeninos estão esquecidos por aí! Quantos moribundos à espera de um bom samaritano, porque os bons crentes estão focados em aumentar sua própria riqueza através das bênçãos divinas!


Chorei, pedi perdão, me constrangi… espero que você também, pastor amigo, possa ouvir a voz de Deus nos chamando a uma nova postura ministerial, a um novo estilo de vida pastoral, a uma guinada em nossa vida. Assim creio que veremos nossa cidade sendo transformadas, comunidades inteiras experimentando uma transformação sobrenatural de Deus, e nossas ovelhas perdidas, rebeldes, "negras", se tornarão alvas como a neve! Poderemos ver o precioso fruto do nosso trabalho, afinal, quem pôs a mão no arado, não volta atrás… os campos estão brancos para a colheita e as ovelhas continuam precisando de pastor!

Um comentário:

  1. Oi Fabricio,
    Gostei do texto. Estou de acordo. Abração
    Pr. Paulo Cabral

    ResponderExcluir