sexta-feira, 30 de julho de 2010

Funcionários de Deus

Fico pensando nos levitas e sacerdotes do Antigo Testamento e imaginando como aqueles homens conseguiam ter na vida deles um equilíbrio entre ser um trabalhador do tabernáculo e ser um servo de Deus. Digo isto porque há mais ou menos cinco anos sou obreiro de tempo integral; em alguns momentos eu não tinha nenhuma remuneração oficial, como nos últimos cinco meses, e em outos eu fui remunerado, mas confesso aos irmãos que é muito difícil se manter um servo, quando se é um funcionário de uma igreja ou um obreiro de tempo integral. Felizmente eu tenho muita facilidade em servir, mas vejo pessoas, e sei que existem até mesmo pastores espalhados por todo canto, que se tornaram funcionários de Deus, e não servos dEle.

Há uma diferença enorme em ser servo e ser funcionário. Vejamos algumas diferenças:
  • O funcionário cumpre as tarefas que foram mandadas para não perder seu emprego
    O servo cumpre as tarefas porque ama seu senhor.
  • O funcionário não quer saber de nada, quer o salário na mão no fim do mês.
    O servo sabe que a prosperidade do seu senhor é a sua prosperidade. Se o patrão come, ele come, se o patrão não tem o que comer, ele também não tem.
    Exemplo maravilhoso de Rute, que escolheu servir sua sogra: "onde pousares, pousarei eu..."
  • O funcionário busca de todas as formas os seus "direitos".
    O servo entrega seus direitos na mão do seu senhor, e é recompensado por isso.
    "Eu sou a sua porção e a sua herança."
  • O funcionário trabalha pelo dinheiro.
    O servo trabalha por amor.
Vendo estes poucos exemplos, fica incontestável que na obra de Deus não podem haver funcionários, mas servos! Sei que há leis trabalhistas e que as igrejas devem cumpri-las, mas o que quero enfatizar aqui não é esta questão, mas a questão do coração. Há muitos funcionários de igreja que são servos maravilhosos do Senhor e dos irmãos, mas há muitas pessoas hoje que parecem ter se tornado funcionários de Deus. Querem vantagens financeiras, cumprem seus horários à risca, não dão um minuto extra sequer para nada...

Há pessoas que antes serviam na igreja com o coração totalmente aberto, eram prestativas, amorosas... então um dia têm o privilégio de viver da obra de Deus, sendo zelador, porteiro, cozinheiro, secretário, pastor ou qualquer outra função remunerada, e então acaba o encanto do servo. Se torna um funcionário sanguessuga, que faz o que tem de ser feito, recebe seu salário no fim do mês e pronto. Se esquece do tempo em que servia de todo coração, sem querer nada em troca.

Há muitos pastores por aí que agem como funcionários de Deus. Estão disponíveis apenas no horário comercial; quando um membro tem uma emergência e liga para o pastor à noite, seu telefone está desligado; quando é solicitado para alguma coisa fora do normal, dá um suspiro profundo de desgosto e vai fazer aquilo só por obrigação. Estou escrevendo isto porque estava aqui sentado e o Espírito Santo falou isto ao meu coração, para que eu continue sendo servo em todo tempo.

Deus não tem funcionários. Tem servos que o amam e o servem com prazer. E os servos do Senhor servem uns aos outros com prazer. Acredito que uma das coisas mais lindas que o Espírito Santo faz com o crente é transformá-lo em servo. E se alguém não serve com prazer, deve rever seu coração, se prostrar diante do Senhor e clamar por tranformação. Jesus, mesmo sendo Deus, se esvaziou e se tornou servo; servo de todos nós. Nos serviu com sua própria vida. Quem somos nós para servir com má vontade, ou simplesmente cumprir com nossas obrigações com o coração endurecido?

Espírito Santo de Deus, transforme nossos corações! Faça de nós verdadeiros servos de Deus, que servem ao Senhor, à igreja e aos homens com o coração alegre e simples, como o coração do nosso amado Jesus! Se alguém está lendo este texto e tem se tornado um funcionário do Senhor, até mesmo cobrando de ti o seus "direitos", revele esta falha e tranforme este coração, Senhor!

Te amo, Jesus!

Do servo,

Fabricio.

2 comentários:

  1. Pr. Fabricio olha cada vez mais te adimiro pelo teu ministerio e pessoa, e como tem pessoas que se enquadra neste texto, não me liga no dia tal pois é meu dia de folga, e quantos irmãos que tem seu trabalho secular, e muitas vezes entregão seus momentos de folga para ajudar na obra e muitas vezes não são reconhecidas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabricio
    Algumas versões da bíblia quando se referem ao "funcionário" (João 10), usam a expressão mercenário. Que sejamos pastores de verdade, servos do Supremo Pastor, que cuidam do rebanho do supremo pastor com temos e excelência.
    Parabéns pelo texto.
    Abraço

    Pr. Paulo Cabral (Passo D´Areia - POA)

    ResponderExcluir