quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ano Novo, Vida velha

Olá amados irmãos e amigos.
Já tem um bom tempo que não posto nada aqui, mas quero voltar a escrever com mais frequência.

Passou o Natal, passou a virada do ano, e estamos em um novo ano. Há um ditado por aí que diz: "Ano Novo, Vida Nova". Muita gente aposta nisso para iniciar mudanças em sua vida, que há muito tempo já se fazem necessárias. No entanto, não é bem assim que acontece na realidade.
O ano é novo, mas a nossa vida continua a mesma. Nossos desafios são os mesmos e continuaremos precisando nos esforçar muito para promover aquelas mudanças almejadas.
Infelizmente nos acostumamos com o mundo do imediatismo e achamos que muitas coisas vão acontecer em nossas vidas como num passe de mágica: Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um, zero! Feliz 2011! Vida nova! Quem dera fosse assim...

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4:18

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (...)" Efésios 4:11-15


Nossa salvação é um presente de Deus, através da sua incomparável Graça. Nosso crescimento e amadurecimento, no entanto, são parte de um processo contínuo, que depende muito mais de nós do que de acontecimentos mágicos. Quantas pessoas se converteram e com o passar dos anos continuam os mesmos meninos inconstantes, que se empolgam facilmente e com a mesma facilidade se desanimam. A virada do ano os deixa animados a mudar, mas antes do fim de Janeiro já estão na mesma vidinha medíocre e estática.
Importa saber se começamos 2011 brilhando mais do que no começo de 2010. Importa saber se estamos hoje mais maduros do que ontem. Importa saber se estamos caminhando neste processo ou simplesmente parados, esperando que algo mágico aconteça e no final da contagem regressiva aquelas velhas manias desapareçam, aquele desejo de pecar não exista mais e de repente sejamos mais santos.

Há alguns dias eu estava conversando com um jovem que fez um desafio louco de ler a Bíblia toda em uma semana. Isso significa ler cerca de 170 capítulos por dia. Ele estava lendo a Bíblia por 10 a 12 horas por dia. Ele estava dizendo que o mais difícil era passar por textos de Levítico, Números e Deuteronômio, onde Deus dava instruções detalhadas para Moisés acerca do tabernáculo, do sacrifício, da forma como os homens deviam se portar diante de Deus.
Fico pensando que servimos hoje aquele mesmo Deus extremamente detalhista e minucioso. No entanto, como hoje não morrem pessoas imediatamente após cometerem pecados contra Deus, nos tornamos desleixados no que se refere à santidade diante do Senhor.

Eu começo este ano não esperando uma vida nova como um passe de mágica, mas determinado a mergulhar neste processo de santificação com todas as minhas forças. Quero terminar cada dia mais santo, quero dormir hoje agradando a Deus mais do que ontem. Quero lutar contra minha carne e contra meu desleixo todos os dias e, com o auxílio do Espírito Santo, pela Graça de Deus, poderei terminar 2011 não esperando por uma nova vida, mas vivendo a nova vida que Jesus já garantiu para mim.

Um grande abraço para você e um 2011 cheio de Deus em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário